Prefiro as máquinas que servem para
não funcionar:
quando cheias de areia de formiga e musgo - elas
podem um dia milagrar flores.
(Os objetos sem função têm muito apego pelo abandono.)
Também as latrinas desprezadas que servem para ter
grilos dentro - elas podem um dia milagrar violetas.
(Eu sou beato em violetas.)
Todas as coisas apropriadas ao abandono me religam
a Deus.
Senhor, eu tenho orgulho do imprestável!
(O abandono me protege.)
Manoel de Barros
A foto e o poema de Manoel de Barros não são apenas ilustrativos. Reflita sobre o seguinte aspecto: o papel do professor em uma sala de aula.
TEMPO CONCEDIDO: 1 hora
quando cheias de areia de formiga e musgo - elas
podem um dia milagrar flores.
(Os objetos sem função têm muito apego pelo abandono.)
Também as latrinas desprezadas que servem para ter
grilos dentro - elas podem um dia milagrar violetas.
(Eu sou beato em violetas.)
Todas as coisas apropriadas ao abandono me religam
a Deus.
Senhor, eu tenho orgulho do imprestável!
(O abandono me protege.)
Manoel de Barros
A foto e o poema de Manoel de Barros não são apenas ilustrativos. Reflita sobre o seguinte aspecto: o papel do professor em uma sala de aula.
TEMPO CONCEDIDO: 1 hora
O poeta Manoel de Barros, reflete sobre a situação de objetos e coisas: sem função, abandonadas ou desprezadas,que para muitos são consideradas de nenhum valor.Porém segundo o olhar observador e admirador dele, o poder de Deus é transformador e milagroso. Pois ainda que estas coisas e objetos sejam imprestáveis,Deus trás a existência o que não existe no impossível.E nisso reconhecemos que ele é Deus.Assim também deve ser o professor dentro de sala de aula, um transformador,(não o julgando serem Deus), porém o professor deve olhar para as coisas desprezadas,ou pessoas (alunos)que ninguém dá nenhum valor e talvéz estejam abondonados,e reciclá-las.acreditando que mesmo do nada possa se fazer o tudo,do desprezível, ser amado e valorizado.E se orgulhar de poder ajudar ao seu próximo não pelo salário que está recebendo, mais pelo amor verdadeiro e o compromisso da profissão.
ResponderExcluir“A ciência pode classificar A ciência pode classificar e nomear os órgãos de um sabiá mas não pode medir seus encantos. A ciência não pode calcular quantos cavalos de força existem nos encantos de um sabiá. Quem acumula muita informação perde o condão de adivinhar: divinare. Os sabiás divinam.”
ResponderExcluirManoel de Barros, in: Livro Sobre Nada.
Acredito que o professor, conhecedor de vários saberes, deverá ser dedicado, amoroso, estimulador para seus alunos, independente de qualquer etnia a que pertença , sendo assim fará desabrochar o imaginário e o nada de dentro das profundezas do ser de seus alunos que será transformado no tudo que é o conhecimento adquirido gradualmente e que ninguém poderá tirar-lhe por toda a existência .
A hipocrisia que impera na nossa sociedade não impede que o professor faça milagrar violetas daqueles alunos desacreditados e acolher aqueles largados ao descrédito e ao abandono na certeza de que serão arremetidos a Deus com o conhecimento encontrado dentro de sua sala de aula, onde acredito ser a fonte dos milagres da educação.
O professor é o exemplo da turma,caso o educando não respeite e não houve a opinião do aluno,este,torna-se o veículo em não aprender ,e, a não transpor furamente seus conhecimentos a seus alunos.Isso é exemplificado através de um autor,Paulo Freire ,que menciona o educando como ensina e aprende ao ensinar e o educando ensina ao aprender,havendo uma reciprocidade de conhecimentos.Em virtude disso,se o docente tranferir seus conhecimentos de maneira indevida ele não irá florescer a sabedoria a qualquer indivíduo leigo.
ResponderExcluirSendo assim,o professor é a"figura" que conduz,ele dinamiza as atividades em sala de aula e lança regras didáticas que são desprezadas momentaneamente,mas que serão lembradas ao serem esquecidas.
Acredito que o papel de um professor em uma sala de aula, seja muito mais que lecionar sua matéria, seja também de formar, transformar (no texto "milagrar") pessoas, no caso crianças em cidadãos, em indivíduos sociáveis ao meio em que vivem.
ResponderExcluirAssim como no poema de Manoel de Barros o professor muitas vezes é visto como alguém que não tem valor e isso está errado, pois seu papel é fundamental na vida das pessoas. Na sala de aula o professor é visto pelas crianças como um exemplo a ser seguido. O papel do professor não é somente o de ensinar a matéria, mas também o de transformar a realidade das crianças, transformá-las em cidadãos para que possam viver cada vez melhor no mundo em que vivemos cada vez mais competitivo. O professor é de fundamental importância até porque se a criança, o jovem não tiver uma boa educação ele com certeza não terá condições de ter um bom emprego. Por isso o professor tem que ser respeitado cada vez mais tanto dentro quanto fora da sala de aula.
ResponderExcluirAcredito que o professor deva ter uma olhar poético, sensível,animador, um grande observador para sua realidade e também a de seus alunos, pois só assim poderá construir diante de tantos obstáculos o prazer de estar em uma sala de aula e mudar sua realidade e de seus alunos, pois diante do abondono e do imprestável quando se quer pode haver transformações maravilhosas.
ResponderExcluirEu acredito que esse poema e essa foto tem o principal objetivo de transmitir por que ocorrem o fracasso escolar.pois se um professor nao se dedica profissionalmente aos seu alunos,tendo todo o cuidado e responsabilidade no fato de ensinar e se importar com o aprender de cada um deles e deixa-lo avontade para que possam transmitir os seus conhecimentos.
ResponderExcluirNão sei se o que compreendi com a observação dos textos é o mais correto,mas ao observar a foto enxerguei uma grande ferramenta que não tem nenhuma utilização real para o que foi construida,mas ali está algo muito importande para vários animais marinhos(um precioso ecossistema),o texto escrito me revela a mesma coisa pois tudo que parece sem valor para muitos,há sempre uma importÂncia para alguém.
ResponderExcluirAssim o professor em sala de aula,ele entende que não estudou tanto para ganhar tão mal,estudou tanto para não ser tão valorizado ou recnhecido,mas dentro dele há a compreensão que o seu papel na sociedade e para vida de muitos é de fundamental importância.
Oi pessoal,
ResponderExcluirAlguns lembretes e sugestões:
1. Nunca podemos separar o sujeito do predicado com vírgula;
2. A foto é de algo afundado, mas há vida nele. Esperança...Perseverança...
3. Rita, Jaqueline e Ana Maria poderiam ter desenvolvido melhor o texto. O tempo concedido foi bem generoso...
[]s cenecistas e estou de olho em vocês...
O professor é uma figura primordial em uma sala de aula, pois sua função é muito significativa não só para as descobertas no processo de aprendizagem do aluno, mais nas descobertas de como se portar mediante ao mundo. Sei que os professores atravessam muitos desfios mais creio que por cada etapa que passam são relevantes aos problemas que enfrentam. Creio que ser mestre nos dias de hoje, realizando o seu trabalho com seriedade e responsabilidade é um ato de amor, de dom e de gostar realmente daquilo que se faz, pois dentro de uma sala de aula estão pessoinhas ou pessoas com esperança de adquirirem o connhecimento para atribuir em seu crescimento.
ResponderExcluirFalar da prática do docente em sala de aula é falar de um saber fazer do professor em todos os âmbitos que essa função exercer.Além dos saberes profissionais , há também a sensibilidade que o orienta nesta jornada.
ResponderExcluirO seu papel deveria ser apenas de mediador, mas na sociedade atual , onde os responsáveis pelos alunos que deveriam ser os orientadores e "herois" deixam a cargo da escola,o professor precisa utilizar todas as ferramentas para atingir seus objetivos.O que me leva a refletir sobre a foto e o poema acima,hoje o professor precisa acreditar naquele aluno que parece desinteressado ou com dificuldades para que ele possa se desenvolve.E utilizando seus métodos , técnicas e principalmente a intuição, desvandar o "tesouro" submerso, que por muitas vezes é uma riqueza bem maior do que aquela que está aparente.
Na minha opinião o professor tem que ser o grande mediador no processo ensino-aprendizagem.Ele te a grande responsabilidade de fazer com que os alunos compreeendam melhor os conteúdos ensinados para que possa assim,direcionar sua ação de forma mais coerente.O professor deve caminhar lado a lado com seus alunos fazendo-o compreender e se perceber que ele faz parte de um processo dinâmico de construção.Por essa razão cabe ao professor considerar também, o que o aluno já sabe, sua bagagem cultural e intelectual, para que esta construção seja perfeita.
ResponderExcluirO professor de certa forma tem um papel importantissimo na vida de um aluno, juntamente com a família. O professor dentro da sala de aula tem uma grande responsabilidade, pois através dele que seus alunos irão, aprender o que é novo, o que passou que foi importante, como será daqui em diante, procurando sempre transmitir o que é correto, o que é verdade. Assim auxiliando cada aluno para que no futuro próximo, seja de grande valia em sua vida aquela carga de sabedoria ganha na escola através do seu professor.
ResponderExcluirO que a figura e o texto me mostrou foi um objeto sem finalidade, jogado no mar. Sem finalidade pra nós, mas para o ser que vive no mar esse objeto se torna bastante prejudicial, causando também um enorme transtorno ambiental.
ResponderExcluirO papel do professor é fundamental, pois nós professores devemos, em primeiro lugar, gostar e acreditar naquilo que fazemos, ou seja, através de seus atos e ações servirá de modelo para seus alunos; se ele ensina a refletir ele deve também refletir, se ele ensina a respeitar o próximo ele deve respeitar seus alunos e assim por diante. Deste modo ele está sendo uma prova viva daquilo que está ensinando, pois bem a sua frente existem seres humanos que estão sendo moldados por ele.
O texto de Manoel de Barros foi muito oportuno.
ResponderExcluirPara que possamos entender o quanto o abandono pode ser destrutivo tanto para os objetos quanto para os seres humanos.
Cabe a nós, os professores, sermos estimuladores para o educando e não depositarmos informações (conteúdos), sem que haja uma troca, porque o aluno aprende e ensina o professor, e este,ensina e aprende com o educando.
O professor é um questionador, respeitando os conhecimentos que o aluno trouxe de casa para a escola e seus problemas cognitivos, só assim, aquele aluno poderá "milagrar", saindo do abandono em que se encontra para florecerem em um mundo de conhecimentos, muitas vezes, encobertos pelo lodo da ignorância, desgoverno e o descaso.
o papel do professor é tudo, pois é ele que estimula, incentiva,traz conhecimento, devemos se estimuladores a cada dia ,a cada momento para com os nossos alunos,pois podemos estar formando ali novos mestres.
ResponderExcluirA importância do diálogo da relação educador e educando,para haver um processo de construção do conhecimento é necessário que esta relação esteja baseada no diálogo. O aluno só exerce sua atividade mental sobre o objeto quando observa, compara, classifica, ordena, seria, localiza no tempo e no espaço, analisa, sintetiza, propõe, comprova hipóteses, deduz, avalia e julga. Nessa relação de construção de conhecimento o professor fala, mas também ouve, ou seja, dialoga com o aluno e permita que este haja e opere mentalmente sobre os objetos.
ResponderExcluirO poema faz refletir que o professor é o elemento fundamental na vida de seu aluno,fazer seu aluno aprender e querer aprender, torná-los construtores de seus próprios conhecimentos aproveitando sua bagagem cultural.O professor deverá usar estratégias que irão contribuir para que o processo ensino aprendizagem aconteça e seus objetivos sejam alcançados a cada aula.
ResponderExcluirO problema de todo ser humano é deixar que seja guiado pela aparência. Nem tudo o que vemos é aquilo que estamos vemos, vai muito mais além!
ResponderExcluirAquilo que pode parecer morto, saiba que é dali que pode nascer vidas e dar muitos frutos.
O professor em sala de aula é não é apenas aquele que está ali para passar o seu plano de aula e pronto. O verdadeiro professor se preocupa com aquelas vidas em todos os aspectos, principalmente na sua formação como cidadão. O verdadeiro professor não dá a comida pronta, mas ele ensina o educando a pescar buscando prepará-lo para enfrentar este mundo tão competitivo. A criança ou até mesmo o adulto que parece estar com maior dificuldade geralmente é aquele que lhe dará mais orgulho!
O verdadeiro professor consegue despertar o interesse do mais desinteressado.
Bem sabemos que as "teorias" a este respeito são lindas, quando vemos que na verdade lutaremos contra um mundo desigual, é preciso AMOR pela profissão.
O professor é uma referência, é um transformador, um formador de opiniões, etc.
O professor não é apenas um professor!
O professor não é o único a ter uma função dentro de uma sala de aula. Se cada professor tiver essa consciência, novas opiniões se formarão quanto a relevância do papel do professor.
ResponderExcluirO professor é o agente principal do processo de educação. Ele não pode esquecer que sua profissão faz acontecer mudanças nas vidas de outras pessoas e que através deste processo toda a sociedade se transforma.
ResponderExcluirO esquecimento do texto podemos dizer que é o professor que está ensinando por ensinar sem aprender. Podemos dizer que é o fracasso escolar que nos mostra um professor que pode até ser bom professor porem não evoluiu seus métodos e seus conhecimentos. Sua interação com a escola fica somente no entrar e trabalhar e sair para sua casa ou para outra escola, uma conduta praticamente robótica sem sentimentos.
O esquecimento também pode ser o descaso que a sociedade tem com o professor não valorizando os salários, a não participação dos pais dos alunos menores de idade na educação dos mesmos, a não participação do aluno que já é maior de idade, a forma que é cobrada a postura do professor pela escola não deixando o mesmo colocar suas ideias em pratica em prol da formação do cidadão aluno.
O esquecimento está ai para lembra aos professores(pedagogos) do juramento que fizeram esticando seus braços no dia da formatura e falaram:
"Prometo no exercício da minha profissão atuar dignamente, consciente de minhas responsabilidades por uma educação libertadora. Prometo ajudar na formação de seres críticos, éticos e atuantes para uma sociedade mais justa e igualitária. Respeitando a individualidade de cada educando, desde o sorriso de criança a até as incertezas do adulto. Prometo usar meus conhecimentos pedagógicos sempre com muita honestidade para o desenvolvimento do homem e da pátria."
O professor não pode esquecer que seu papel é não deixar o ser humano cair no esquecimento que como cidadão ele tem direitos e deveres.
Avaliar sem generalizar. Observar critérios, aptidões individuais, interagir, não submeter o aluno a constrangimento, avaliar o potencial de cada aluno sem cometer o velho erro de acreditar que dez perguntas podem decidir se um aluno é ou não, capaz.
ResponderExcluirO principal papel do professor em sala de aula é transmitir seus conhecimentos, de forma com que os alunos assimilem os conteúdos estudados,é formar cidadãos sociáveis. Mas esse poema e essa foto tem como objetivo nos passar o abandono escolar e o fracasso escolar, pois muitas vezes o aluno não compreende as palavras ditas pelo professor e por vergonha deixa passar despercebido.
ResponderExcluirSer professor não é somente transmitir informações.
ResponderExcluirSer professor é acima de tudo transformar,transformar objetos, coisas, ideologias, paradigmas, pessoas.
Ser professor é transmitir esperança. É mostrar para seus alunos que nem tudo está perdido. É reconhecer que algumas vezes começamos de forma errada, mas podemos mudar o caminho e programar um novo fim.
Ser professor é lapidar diamante. Não é uma tarefa fácil, mas é possível aqueles que crêem.
Muitas vezes nos referimos a algumas crianças com a seguinte expressão: "essa criança não tem jeito". Lembre-se do poema, aquela peça estava afundada, suja, enferrujada e velha, mas nela havia vida e enquanto há vida há esperança.
A aparência não é tudo, as coisas devem ser observadas, analisadas, para depois serem comentadas. Nem tudo que parece estar morta, sem utilidade, é algo desnecessário, ás vezes tem um valor muito precioso.
ResponderExcluirA relação educador-educando deve ser uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento. Assumindo o educador um papel fundamental nesse processo, como um indivíduo mais experiente. Por essa razão cabe ao professor considerar também, o que o aluno já sabe, sua bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem.
Os alunos juntamente com o professor devem formar um conjunto de mediação da cultura possibilitando o progresso no desenvolvimento de cada um.
Um bom professor é uma referência, um estimulador do conhecimento para seu aluno.
Quando reflito sobre o papel do professor em sala de aula, logo me vem a mente palavras como: desafio, confronto, conflitos, reflexão, ensino e aprendizagem. O professor é o mediador na construção do conhecimento é o facilitador da aprendizagem.Para que tudo isso ocorra o professor deve, em primeiro lugar gostar, e acreditar naquilo que faz, ou seja, através dos seus atos e ações ele servirá de modelo para seus alunos.
ResponderExcluirHoje, felizmente, podemos e devemos ensinar nossos alunos a pensar, a questionar e a aprender a ler a nossa realidade, para que possam construir opiniões próprias.
Não podemos ver o professor,como um simples ser que transmite conhecimento,ou uma maquina.O professor é um sujeito de extrema immportãncia em uma sala de aula, cheio de emoções e sentimentos,transmitindo seus conhecimento,e não uma maquina que usamos e quando fica velha jogamos no fundo do mar.O professor nos remete segurança e confiança.
ResponderExcluirMuito embora numa perspectiva crítica, segundo Bourdien e Passeron, a função social da escola seja a manutenção da estrutura social com suas discriminações e desigualdades, o papel do educador, e não apenas do professor profissional em busca somente de bons salários, é procurar resgatar a auto-estima e o respeito de seus alunos, reconduzindo-os a perceber e compreender a realidade social que o cerca para que possam agir sobre ela para modificá-la.
ResponderExcluirO educador deve ter uma visão perspicaz e crítica que perpasse as ideologias que visam anular e marginalizar uma imensa parte da população que é socialmente excluída, de forma a poder levar a luz da compreensão aos seus alunos, permitindo-lhes lutar pelo resgate de sua dignidade e seu respeito sociais.
"Inda" que pareça "piração" ou idéia de otário, que as "autoridade marrenta" não "teja" nem aí "pros pobre", o povo da comunidade existe e tem que fazê valê. E o professô tem que levar um lero legal, dizê como que rola o babado, pra essa gente se sair dessa. Eh! Valeu! Fui!
O papel do professor na sala de aula é ensinar os alunos a pensarem, a desenvolverem o espírito pesquisador, a serem questionadores e críticos da realidade que os rodeiam, para que possam construir opiniões próprias.
ResponderExcluirÉ preciso que tenha troca / interação entre professor e alunos para que a construção de conhecimentos e a assimilação da aprendizagem sejam satisfatórias.
O professor deve gostar e acreditar naquilo que faz, seus atos e ações servirão de espelho para seus alunos, pois a sua frente existem seres humanos que estão sendo moldados por ele.
Este poema de Manoel de Barros tem como objetivo esclarecer a importancia do professor competir com os meios da comunicação que diariamente trazem novidades as crianças, nao é tarefa das mais faceis. Estamos constantimente desconstruindo as verdades absolutas que são despejadas por esses veículos em nossos lares e ainda assim conseguimos fazer com que a criança venha diariamente a escola e sentar-se em uma cadeira que não é da mais confortaveis e submenta-se as orientações de um professor que disponibiliza basicamente de um quadro e giz para faze-lo aprender os conteúdos úteis na formação do cidadão critico que se pretende formar.
ResponderExcluirElineia
O professor deve interagir com os alunos para
ResponderExcluirfacilitar o aprendizado.Introduzir processos constutivos sendo mediadores.Não deve se colocar
na posição de detentor do saber,ou seja,na posi-
ção de quem sabe tudo.
O professor não deve se preocupar somente com
o conhecimento,mas pela construção da cidadania do aluno.Sendo ele um facilitador de aprendiza-
gem,está aberto às novas experiências,compreen-
dendo os problemas dos alunos e levando-os à au-
to-realização.
Um bom educador,reconhece o universo do educan
do,tem bom senso,desenvolve autonomia,vibra com
as conquistas de cada um dos seus alunos,não dis
crimina ninguém,tem grande responsabilidade na
construção da educação,abraça a causa,colabora,
participa,etc,etc...
Não existe o perfeito,mas pelo menos se consi-
derar rever seus métodos,ouvir novas ideias,já é
um bom começo.
Pela observação que eu tive o professor de ser igual a foto do objeto afundado.
ResponderExcluirObservar o aluno e dar sempre oportunidade e condições para que de alguma forma esse aluno que pode ter sido abandonado pela sociedade que achava que ele não tinha condições de aprender, o professor deve tentar resgatar esse aluno e inclui-lo na sociedade.
Como nos mostra o poema de Manoel de Barros existe sempre uma esperança mesmo em pessoas que parece não ter condições de aprender.
Todos podem mudar e ter uma nova vida, só é preciso que se possa ter oportunidade para isso.
Diante da imagem e o poema de Manoel de Barros, associamos a desvalorização do professor em nosso país. Geralmente as pessoas não entendem o papel do professor na vida de seus alunos. O professor não é um objeto que passa informações, e sim um mediador dessas informações. O professor é um transformador, o professor é um criador. É preciso ser mais do que um título (professor), para que a desigualdade não abale o verdadeiro profissional. Também o aluno precisa ver este professor como um referencial, como um motivador, para que ele também possa dar frutos.
ResponderExcluirTudo neste mundo tem uma função, tem um porque, ainda que muitos olhem e achem que isto ou aquilo é um ser imprestável, com certeza ele terá alguma utilidade.
ResponderExcluirEm relação ao professor na sala de aula, acho que é uma das funções mais significativas que existe.
O verdadeiro educador ele olha além do que ele está vendo ou vivenciando no momento com o seu aluno.
O educador é um profissional que tem o poder de interferir na formação do ser humano como pessoa, como profissional, ele tem o poder de revolucionar o emocional de um aluno, ele é um organizador de ideias, formado de valores, entre muitas outras coisas.
Comparando o aluno com a peça no fundo do mar, observamos que, ao nosso simples ver a peça não está servindo para nada, no entanto, claro que ela está tendo uma utilidade mesmo ali naquele local, agora imagine se ela for retirada dali e receber um investimento, ela será muito mais valorizado.
E assim é o papel do professor em sala de aula.
Infelizmente não consegui visualizar a foto, mas atrevo-me a opinar sobre o papel do professor em sala de aula.
ResponderExcluirO professor formado em nossa universidades deve optar por uma formação critico-reflexiva, que o permita atraves de sua pratica perceber o aluno que chega aos bancos escolares.
O aluno possui uma caracteristica comum a todos os seres humanos que é a de desejar coisas novas, portanto, um professor critco-reflexivo, é capaz de percber as necessidades do aluno, não só como educando mas também e principalmente como ser-humano
O professor para acreditar naquilo que faz, através de seus atos e ações ele servirá de modelo para seus alunos; se ele ensina a refletir ele deve também refletir, se ele ensina a respeitar o próximo ele deve respeitar seus alunos e assim por diante. Deste modo ele está sendo uma prova viva daquilo que está ensinando, pois bem a sua frente existem seres humanos que estão sendo moldados por ele. A relação professor-aluno deve ser cultivada a cada dia, pois um depende do outro e assim os dois crescem e caminham juntos.
ResponderExcluirComo diz o filósofo: “O verdadeiro objetivo da Educação não é meramente prover informação, mas o estímulo de uma consciência interna” (Al- Ghazali).
Acima de tudo o professor tem que gostar do que faz, sentir prazer, afinal ele neste momento é o modelo para eles. Passar o conteúdo com segurança, o professor tem uma grande responsabilidade para a construção de educação cidadã. Participar de uma gestão democratica, de propostas pedagogicas , estar aberto para novas experiências e ser bastante observador.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirComo foi pedido pela professora Mirian Estou refazendo está questão.
ResponderExcluirA relação entre o papel do professor em uma sala de aula e a foto e o poema de Manoel de Barros é o poder do professor de resgatar alunos fracos e tímidos que até mesmo a sua família não daria nada por eles, tirando deles o melhor para que eles possam progredir e evoluir nos estudos.
O papel do professor em sala de aula é de extrema impotância ,tanto que se torna indispensável mesmo com a renovação e com as novas tecnologias.Exemplo disso são as aulas à distância, que mesmo o trabalho sendo todo feito com os professores "ausentes" os alunos sentem a necessidade de uma aula presencial porque neste encontro eu acredito que há a segurança e confirmação de um verdadeiro aprendizado.
ResponderExcluirContagem feita.
ResponderExcluirO professor em sala de aula deve sempre buscar para o complemento de ensino; formas mais interessante, que despertem a atenção de seus alunos. De forma tal que seus alunos sintam a cada dia o prazer de aprender. Logo, cada professor tem a responsabilidade de transformar renovar os métodos de ensino objetivando o aprendizado de seus alunos. Ou seja, criar recursos diversificados em seus métodos de ensino; mesmo que aparentemente os recursos tecnológicos não predominem em sala de aula. (DVD, rádio, computador etc)
ResponderExcluirPorém, mesmo que haja poucos recursos tecnológicos disponível em sala de aula; o professor deve pesquisar e adaptar novas técnicas de ensino. Deixando as suas aulas mais prazerosas e atraentes.
Se observarmos a história da profissão docente poderemos constatar que o papel do professor vem se transformando. O professor hoje não é apenas um mero transmissor de conhecimentos e o aluno um depositário de informações.
ResponderExcluirHá, nos dias atuais, uma necessidade de trazer a tona todas as possibilidades de aproveitamento dos meios para o ensino-aprendizagem. A transformação do mundo perpassa a sala de aula e é necessário entender que o que aparentemente está sem 'vida' (sem função) pode ser transformado em preciosidades.
No meu ponto de vista, acho que a Educação em nosso país sofre com o abandono narrado no texto de Manoel Barros porque a maioria esmagadora de profissionais da Educação tem que basicamente “tirar leite de pedra” pra conseguir lecionar sem quase nenhum recurso oferecido pelo governo. É realmente um desafio encarar essa realidade e conseguir cumprir o seu papel de verdadeiro agente transformador nas vidas de seus alunos. No entanto, é justamente ao superar essas adversidades que nós professores revelamos os maiores tesouros, comprovando que quando há vontade a transformação se torna realmente possível. O papel do professor é conduzir o aluno em busca do conhecimento que ele precisa, sabendo que mais importante do que ensinar uma coisa ou outra é ensiná-lo a caminhar com suas próprias pernas, refletindo e questionando as opções que são apresentadas em seu percurso.
ResponderExcluirAline L de A V dos S Vieira
Ele é o principal mediador. Tem que ter a capacidade de criar consciência crítica no aluno .
ResponderExcluirO professor tem um papel muito importante em sala de aula, pois ele é um formador de opinião, ele é um ser capaz de ajudar sem pedir nada em troca simplesmente pelo amor a sua profissão.
ResponderExcluirCreio que o papel do professor na sala de aula deve ser o oposto desse objeto, não podemos deixar que a sociedade nos esqueça o faça de nós um simples objeto jogado sem serventia.A importância do professor deve ser valorizada pois todos os profissionais passam pelas mãos de um professor,.Eu tenho muito orgulho de minha profissão, escolhi, fiz por aonde e hoje me encontro graças a Deus em uma sala de alula, meus alunos para mim são meus filhos.
ResponderExcluirO papel de um professor em sala de aula
ResponderExcluirnão é apenas mais um ser que está ali presente,
e sim um formador de ideias ,talentos e preparando mais um "ser" para o futuro.
Ao observar a imagem e ler o poema de Manoel de Barros, e na tentativa de estabelecer uma relação de ambos com o papel do professor em uma sala de aula, a ideia que nos vem a mente é a da funcionalidade deste,ou seja:do professor, e de suas habilidades;que deve estar sempre em constante transformação,
ResponderExcluirrevendo seus conceitos, seus metodos,pois a capacidade do professor esta não apenas na busca do novo e na utilização deste,mas na sua capacidade de criar e recriar , o que implica também na utilização daquilo que ele tem em mãos,ou seja, na sua "bagagem"suas experiências, dando sempre uma nova vida, e esta seja capaz de encantar, de despertar o conhecimento e a aprendizagem.