03/06/2010

ATIVIDADE 10




As maiores reclamações que ouço dos alunos é que não aguentam mais a forma das aulas. Dizem que é tedioso ficar ouvindo um professor falando por horas sobre um assunto que não utilizarão nas suas vidas.
O uso da tecnologia começou a ser implantado para que houvesse mudanças, mas um obstáculo foi encontrado: os professores estão equipados, mas não há intimidade e nem conhecimentos necessários para usarem com adequação este importante recurso em suas aulas.

Acrescente mais 12 (linhas) ao meu texto.

TEMPO CONCEDIDO: 2 horas

45 comentários:

  1. NÃO BASTA DOMINAR A TECNOLOGIA É PRECISO SABER PENSAR.
    PARA ENFRENTAR A TRANSFORMAÇÃO,COM ESSA BRUTALIDADE TODA,PENSO QUE DE UMA MANEIRA GERAL O ENSINO BRASILEIRO NÃO SE PREPAROU A CONTENTO.PORQUE,ANTES DA MUDANÇA,DEVERIA ACONTECER UMA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES.EM SEGUNDO LUGAR,UMA REESTRUTURAÇÃO DA METODOLOGIA DIDÁTICA DOS PLANOS DE ENSINO.HOJE É INDISPENSAVÉL TER ESPIRITO INOVADOR HÁ UMA NECESSIDADE DE ESTA APRENDENDO,PENSAR PRIMEIRO NO SEU PROJETO DE VIDA.NÃO ADIANTA SÓ ESTUDAR SE NÃO TIVER CONTEÚDO DENTRO DESTA FORMAÇÃO QUE ESTEJA ACOPLADA A TODA TECNOLOGIA QUE ESTÁ VINDO.É PRECISO TER CAPACIDADE DE INOVAR.INOVAR É ENXERGAR,É PERCEBER ,É ADIANTAR-SE ÁQUILO QUE LHE VAI SER SOLICITADO.NÃO BASTA SABER MANEJAR A TECNOLOGIA .A TECNOLOGIA É CONDIÇÃO MAS CRIAR A PARTIR DA TECNOLOGIA É O DIFERENCIAL.. ELINEIA

    ResponderExcluir
  2. Os professores devem procurar planejar aulas que sejam interessantes para os alunos.
    É necessário que a educação tenha formação continuada para que seus educadores possam se atualizar e modificar suas aulas para que ela se torne interessante para os alunos. Eles sempre darão dicas quando as aulas não estar boa.
    É nesse momento que devemos repensar o nosso planejamento e modificá-lo para melhor tornar o processo de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  3. Porém, não podemos crucificar apenas os professores, mas sim, este é um problema de toda equipe pedagógica da instituição. Se eu estou implantando um novo sistema tecnológico na minha escola e meus professores não estão preparados para tal tarefa, como uma boa orientadora pedagógica, vou capacitá-los para tal, lembrando sempre que estes programas devem ser feitos em horários de trabalho para que possam todos participarem, nunca um horário extra para que não se torne uma atividade exaustante! Mas infelizmente ninguém quer ter trabalho preferem deixar como está e por mais que a escola esteja equipada as aulas, principalmente as teóricas, continuam chatas. Um bom professor também procura sempre estar informado das atividades existentes no mercado, pois o seu público alvo (alunos), sempre estão na frente das notícias e querem ver no seu professor algo novo. Estamos na hora de colocar as nossas teorias em práticas, aprendemos a todo tempo que estamos nos formando em mediadores do ensino, e precisamos fazer esta diferença, como educador a escola tem o dever de prepará-lo, caso não aconteça, prepare-se, não espere por ninguém, não seja apenas mais um.

    ResponderExcluir
  4. Realmente a maioria dos educadores não estão preparados para as novidades tecnológicas que rapidamente avançam se tornando um dos complementos em nossas vidas. Nossos professores ainda estão acostumados a usarem quadros de giz e aprendendo a escrever no quadro branco. Como será usar um quadro digital? A educação está sendo invadida pelas tecnológias atuais e muitos professores, quem sabe por falta de tempo ou de curiosidade não estão atingindo as expectativas de seus alunos. Será que o computador só pode ser usado nas aulas de informática? Porque os outros professores não planejam aulas que possam ser realizados no laboratório de informática? A escola fala tanto em renovação, mas continua mais tradicional do que nunca. Os alunos estão prontos para a multimídia, os professores, em geral, não. Os professores sentem cada vez mais claro o descompasso no domínio das tecnologias e, em geral, tentam segurar o máximo que podem, fazendo pequenas concessões, sem mudar o essencial. Creio que muitos professores têm medo de revelar sua dificuldade diante do aluno. Por isso e pelo hábito mantêm uma estrutura repressiva, controladora, repetidora. Os professores percebem que precisam mudar, mas não sabem bem como fazê-lo e não estão preparados para experimentar com segurança. Muitas instituições também exigem mudanças dos professores sem dar-lhes condições para que eles as efetuem. Precisamos mudar este quadro!

    ResponderExcluir
  5. O professor deve fazer uso dessa ferramenta que facilita e melhora o ensino aprendizagem.Mas as tecnologias de nada adiantam se o professor não várias sua metodologia.É melhor um professor sem tecnologia e criativo ,do que um que utilize todos os recursos de maneira inadequada. O educador nunca será substituido pela tecnologia , pois a ela falta a afetividade que é uns dos pontos chave do processo de aprendizagem.
    E também dizer que o professor não quer ou não aceita as tecnologias acho que é uma falta de informação, pois acredito que todos estão aberto a elas, porém quanto deles podem comprar .Ele até conhece sabe utilizar, mas não tem prática. E a realidade dos alunos também , uma boa parte não tem acesso a internet, então só faz uso na escola .
    A utilização eficiente e eficaz dessas ferramentas só se dará quando a tecnologia atingir a grande massa da população .E que a utilização dela for introduzida nos cursos de Pedagogia e de Licenciaturas.

    ResponderExcluir
  6. Não basta o professor possuir todos os recursos tecnológicos para dar suas aulas se ele não possui conhecimento necessário para utilizá-los. Antes de ter todos os recursos tecnológicos atuais é preciso qualificar a mão de obra do professor para ele saber como lidar com essas várias tecnologias encontradas hoje. A escola deve se preocupar em auxiliar o professor ao invés de simplesmente colocar todos os recursos para ele usar no dia a dia escolar. Porém é mais interessante uma aula em que o professor seja criativo do que uma aula com toda a tecnologia e com um professor sem criatividade nenhuma para ajudar seus alunos.
    Hoje em dia os alunos estão prontos para a tecnologia, sabem mexer no computador, mas os professores não.
    Porém alguns pontos devem ser lembrados na hora de aplicar um meio como apoio ao processo de ensino-aprendizagem: O meio só deve ser utilizado quando o professor sabe manuseá-lo; a tecnologia deve ser aplicada como ajuda, e não para o professor descansar, é importante que ele saiba que mesmo com a tecnologia ele é mais importante do que ela; É preciso que a escola saiba que não se deve utilizar um equipamento caro quando se tem a oportunidade de usar outro mais simples e até de maior eficácia para a aprendizagem dos alunos, já que o mais importante é o aprendizado do aluno, e não a utilização desenfreada de tecnologias só porque está na moda.

    ResponderExcluir
  7. O professor precisa ser criativo. O que adianta tantos equipados modernos se a metodologia for a mesma? É preciso inovar juntamente com os equipamentos.
    O que acontece atualmente é que os alunos estão sabendo mais do que os professores, porém um professor criativo, mesmo que ele não saiba usar, ele incentivará os alunos a usarem e ainda poderá aproveitar a oportunidade para aprender junto com eles! Eles adoram socializar com os seus professores os seus conhecimentos. É uma boa oportunidade para o professor se aproximar e conhecer melhor a sua classe.
    A escola deve também se preocupar em habilitar este professor, para que a qualidade do ensino não se perca.
    Sempre lembrando que: o computador é uma ferramenta complementar, claro, de grande utilidade, uma aula de pesquisa, fora da aula de informática será bastante produtiva.

    ResponderExcluir
  8. As tecnologias de uma forma geral chegam muitas vezes ao conhecimento dos alunos antes do conhecimento de alguns professores que por sua vez temem conhecê-las menos que os alunos. Este fato transmite uma sensação de impotência ao professor. A relação entre a tecnologia e a escola ainda está um pouco confusa, ou seja, ainda não existe uma determinação de como utilizar esta tecnologia. O professor deve usar o velho "jogo de cintura" para explorar cada situação que encontrar, usando os recursos tecnológicos parcial ou totalmente de acordo com o que a sua prática pedagógica pedir. Se o professor procurar se familiarizar com o computador e todos os seus recursos didáticos, poderá ter melhor rendimento no uso da tecnologia.Este blog onde estamos nos comunicando por exemplo é um excelente recurso didático e tecnológico e o professor não precisa ser um expert em informática para explorar este recurso.

    ResponderExcluir
  9. Ser professor é ser a cada dia um inovador constante e as novas tecnologias estão trazendo ao espaço pedagógico novos desafios e a maioria dos professores estão se perdendo, pois hoje os alunos estão chegando na frente do professor.
    O professor precisa aprender a gerenciar os novos espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora.
    A internet é um caminho para várias atividades como pesquisas, jogos didáticas, etc. e o professor não precisa vincular a sua aula somente para dentro da sala de aula ele pode usar os blogs, twitter, msn, porque não o orkut! É preciso juntar o útil ao agradável e inovar.
    O professor deve levar seus alunos ao laboratório conectado à Internet para desenvolver atividades extras e de domínio das tecnologias. E também porque não aproveitar para se atualizar com os seus próprios alunos?
    Estas atividades se ampliam a distância, nos ambientes virtuais de aprendizagem conectados à Internet, o que permite diminuir o número de aulas e continuar aprendendo juntos a distância. Os cursos precisam prever espaços e tempos de contato com a realidade, de experimentação e de inserção em ambientes profissionais e informais em todas as matérias e ao longo de todos os anos e adequadar os seus professores capacitando-os.

    ResponderExcluir
  10. Tanto professores quanto alunos estão inseridos em uma indústria em que se transformou tudo, inclusive a educação.
    Dentro desse novo panorama, importante, sem sombra de dúvida, é a questão da prática educativa, da postura do professor, do seu posicionamento frente à tecnologia digital em uso na educação. Essas são questões que determinam a eficácia do processo de construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. A Internet e as novas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos para as universidades e escolas. Os professores, em qualquer curso presencial, precisam aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora. O primeiro espaço é o de uma nova sala de aula, melhor equipada e com atividades diferentes.Acredito que a expressão"Cuspe E giz", não se enquadra mais nesta era moderna e tecnólogica.O professor-educador de hoje tem que estar atento aos avanços tecnológicos, e utilizar-se desses recursos para inovar e abrilhantar suas aulas, de uma forma que seus alunos percebam que ele está por dentro de tudo que ocorre no mundo moderno. A utilização correta dessas tecnologias, irá diferenciar este profissional dos demais, dando-lhes mais oportunidades.
    O que deve ter uma sala de aula para uma educação de qualidade é simples de responder:

    Ela precisa fundamentalmente de professores bem preparados, motivados, e bem remunerados e com formação pedagógica atualizada.Isso é incontestável.Sendo assim, vamos manter-nos na medida do possível, atualizados mediante as novas tecnologias.Vou aproveitar o gancho, para agradecer á professora Miriam, pelas aulas maravilhosas.Numa tremenda sexta-feira, fim de semana,esta grande professora com sua excelente aula, não deixa ninguém dormir.Percebe-se que nossa ilustre mestra está acompanhando o avanço dessas novas tecnologias e trazendo grande conhecimento para nossa turma.Ficamos bobos e curiosos quando ela chega na sexta, cheia de novidades tecnológicas.Obrigado Miriam ! por todo conhecimento transmitido.Você sim,faz a grande diferença em nosso curso.

    ResponderExcluir
  13. Em contrapartida,não é plausível dizer que o processo de ensino-aprendizagem dá-se pela substituição do professor pelo computador ,mas que a internet torna-se um meio de estimular a escrita correta e a dinamização em outras atividades.Com esse proceder,alguns alunos que não possuem acesso a tecnologia,terão a chance de conhecer,praticar seus trabalhos e gerenciar as oportunidades vindoura.
    Desse modo,o professor adquire uma postura moderna,distorçe a imagem das aulas habituais,e,principalmente,transpõe as ferramentas digitais que serão fundamentais para facilitar as necessidades dos alunos em qualquer trabalho.

    ResponderExcluir
  14. Diversos professores não estão aptos a lidar com a tecnologia, afinal, eles aprenderam que para ensinar devem postar de uma maneira, enquanto a tecnologia mostra que devemos ser flexíveis para explorar ao máximo o que ela tem a nos oferecer.
    Nas escolas, o professor acostumou a dar aula usando o quadro e o giz, tanto é que, falta criatividade quando esse professor fica frente a frente com uma lousa digital. Falta no professor a curiosidade de tentar descobrir o que levou o programador a inventar aquele programa, o que esse programador queria contribuir na melhoria da educação.

    ResponderExcluir
  15. O professor tem que estar preparado para deixar de ser o que apenas fornece informações e trabalhar para ser um orientador, aquele que ajuda a selecionar informações e sabe fazer articulações, principalmente com a utilização das novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  16. A utilização da tecnologia, principalmente a informática, em nosso cotidiano é condição para realização de nossas terefas e afazeres mais básicos. Sabemos que a evolução tecnológica é como uma bola de neve, cresce a cada dia, e a ausência desses conhecimentos faz-nos distanciar gradativamente do mundo real. As máquinas devem ser consideradas como mero instrumento para uma porção de atividades ùteis, o ensino apresenta um cenário ruim causado pelo fator tecnológico, o fato de existir um inter-relacionamento humano, onde deveria ser dado maior importância à relação aluno-professor,para que essa relação fosse sensivelmente mais humana.os professores devem ter cuidado com os objetivos do uso da tecnologia, elas devem despertar a curiosidade, aumento da criatividade, no auxílio à aprendizagem de crianças deficientes, utilização de sofwares educacionais.

    ResponderExcluir
  17. Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto, percebem logo que há muitas questões a serem resolvidas para tornar a tecnologia uma aliada realmente eficaz na Educação. A lousa e o giz certamente podem ser um excelente recurso se o professor souber explorar suas possibilidades. Mas não há dúvida de que a Internet, com todo o seu potencial de recursos pode trazer muito mais benefícios à aprendizagem. Ela traz a possibilidade de interatividade e de pesquisas. Porém, para tirar proveito de todos os seus recursos, é necessário que o professor lance mão, antes de tudo, de sua criatividade, e que esteja disposto a conhecer essa tecnologia. Para que a Internet seja bem aproveitada, ela deve fazer parte de uma ação continuada. Uma boa forma de preparar seus alunos é trabalhar questões práticas que envolvem suas atividades cotidianas na Internet. Usando sempre a Internet, você vai ajudar seus alunos a aprenderem a usar a Rede com segurança e confiabilidade.

    ResponderExcluir
  18. Ter os melhores e mais atuais tipos de equipamentos tecológicos dentro da sala de aula só por estar não vai modificar em nada o andamento das aulas pois é preciso uma interação do mundo da tecnologia,os professores e os alunos.Se faz necessário uma oportunidade de envolvimento para a interação de como utilizar essas ferramentas em sala de aula para os profissionais da educação pois a maioria das crianças já estão inseridas nesse meio.
    Estamos vivendo uma época voltada para o mundo globalizado e as crianças estão totalmente mergulhadas nessa onda com isso o poder da tecnologia tem grande influência nos aluno.Se determinada escola ou professor pode ter o acesso a essa ferramenta será fortemente a fixação dos conteúdos aos alunos, porém claro o profissional precisa estar bem preperado para sua utilização.
    Aulas com data show, em multimídia,em powerpoint,com computadores ligados na internet e muitos mais...As aulas podem ganhar um dinamisno entre os alunos, a matéria e o professor.
    um exemplo desta questão mais próximo que temos é a própia utilização do blog onde podemos pensar sobre temas discutidos em sala de aula,com temas também atuais que fazem parte da area do nosso curso de Pedagogia.UMA FORMA ATRAENTE,DIFERENTE E TECNOLÓGICA POIS UTILIZAMOS O COMPUTADOR JUNTAMENTE COM A INTERNET.

    ResponderExcluir
  19. O uso da tecnologia, promove um rico campo para o desenvolvimento do ensino aprendizagem e como consequência tem grande espaço nos horizontes educacionais, contribuindo para a vida intelectual dos alunos.Porém,existe um comodismo por parte de alguns educadores em adaptar-se a essa tecnologia.O professor não deve ficar defora desse contexto, pois este é o mundo virtual que seus alunos dominam.Portanto, cabe ao professor direcionar suas aulas aproveitando o que a tecnologia pode lhe oferecer de melhor.
    De acordo com os PCN´s o uso do computador permite criar ambientes de aprendizagem que fazem surgir novas formar de pensar e aprender, pois oferece recursos que ajudam na construção do conhecimento do seu aluno e propicia o desenvolvimento de competências para lidar com características da sociedade atual.

    ResponderExcluir
  20. Ultimamente, há muitos discursos sobre a importância de se utilizar recursos audiovisuais em sala de aula, pois os alunos estão em busca da internet, do vídeo-game, do DVD, dos jogos em rede quando estão de fora da mesma. Logo, as crianças e jovens estão habituados em um contexto em que a tecnologia computadorizada está em voga e o professor que não se adaptar, ficará para trás. A conseqüência disso pode ser uma sala desmotivada e indisciplinada.
    Contudo, devemos nos ater à tecnologia digital como uma estratégia pedagógica adicional e, portanto, não é necessário que esteja em todas as aulas.

    ResponderExcluir
  21. A tecnologia está inserida em nossa vida de uma forma que não podemos nos imaginar sem computador,telefone,celular e outros.
    Facilita a nossa vida.
    A informática é de fundamental importância,pois em curto espaço de tempo podemos integrar e anexar conhecimento,vivenciar realidade e discutir temas mundiais.
    O professor não poderá se acomodar de conhecer,aprender e usar esses recursos que beneficiarão o seu trabalho,aprimorando seu conhecimento.
    Cabe ao professor adaptar-se para atender aos alunos e propiciar um ensino de qualidade,aperfeiçoar-se para possibilitar o educando meios paraque ele se sinta integrado.
    É importante refletir sobre que sentido terá o uso do computador na escola.
    Os professores precisam se posicionar,revendo sempre os fins e os métodos utilizados para atender uma educação inovadora,que esteja comprometida com a aprendizagem significativa para os alunos.

    ResponderExcluir
  22. Os desafios enfrentados Para ensinar e aprender são muito mais
    complexos. As informações são acumuladas, múltiplas fontes, visões diferentes de mundo. A sociedade exige competências iguais e complexas. As
    tecnologias começam a estar ao alcance do estudante e do professor. Precisa-se
    repensar todo o processo, reaprender a ensinar, a estar com os alunos, a orientar
    atividades, a definir o que vale a pena fazer para aprender, juntos ou separados.
    Com a Internet e outras tecnologias surgem novas possibilidades de organização
    das aulas dentro e fora da escola.
    Todos os professores devem estar atento as mudanças, pois as tecnologias são usadas em diversas matérias como o português, literatura, historia e outros, os alunos precisam aprimorar seus conhecimentos .

    ResponderExcluir
  23. O Professor deve interagir com a turma usando meios que façam com que eles participem da aula, conquistando assim a confiança e a amizade de todos. Essa técnica deve ser discutida entre os professores em conjunto com psicólogos e tendo o conhecimento pleno de quem são os alunos da turma.
    Acho que essa questão deve fazer parte dos planejamentos das aulas.
    Quantas vezes ouvimos colegas dizerem: Eu não gosto desta matéria, ou não gosto deste professor. Creio que com um bom planejamento tudo pode mudar.

    ResponderExcluir
  24. Com a explosão da globalização nos tempos atuais, as novas tecnologias trouxeram mudanças significativas para a vida e cotidiano das pessoas. O computador passou a ser utilizado em todas as áreas da sociedade e tornou-se ferramenta essencial para o trabalho, educação e também lazer. O computador é sem dúvida uma ferramenta muito importante no processo do ensino-aprendizagem. Há muitos professores despreparados para lidar com a tecnologia, como trabalhar com o computador em sala de aula, com alunos que dominam o computador, sem estar preparado? É preciso capacitar os professores e rever a metodologia do ensino para adequar ao uso das novas tecnologias. Os alunos são diferentes, chegam à escola com uma bagagem de informação muito grande.
    Este é o grande desafio da educação. As TICs, (Tecs.da Informação e da Comunicação) são ferramentas úteis para o conhecimento, podem produzir resultados benéficos. O professor não é mais o simples detentor da transmissão do saber, é um facilitador, mediador do saber, levando o aluno a construir o seu conhecimento. Diante de tantas facilidades, devemos estar atentos, o computador é apenas uma ferramenta a mais, que traz benefícios, mas também pode levar o aluno ao comodismo e a superficialidade, deixando de lado o mais importante que é transformar a informação em conhecimento. A tecnologia é útil quando traz benefícios a sociedade.

    ResponderExcluir
  25. Deveria haver uma atualização profissional para que o professor pudesse obter informações e superar dificuldades.
    O aprendizado é contínuo e o professor não deve estagnar.Tanto o podere público e privado de ensino, teria que investir os dicentes, em adquirir os conhecimentos necessários da nova tecnologia, implantando cursos de informática para os professores. Assim, as aulas ficariam mais atraentes e os alunos renderiam muito mais.

    ResponderExcluir
  26. o professor deve usar ferramentas que venham facilitar e melhorar o ensino, a tecnologia avança com rapidez se tornando necessário no âmbito escolar. Devemos nos capacitarmos para passar aos alunos com aulas d interessantes e dinâmicas .
    É importante também que a escola esteja preparada para receber as novas tecnologias, por que não adianta o professor se profissionalizar e a escola não te dar recursos para tal. Temos que prepará-los para o futuro.

    ResponderExcluir
  27. Em um mundo globalizad, devemos utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é um dos meios de aproximar as gerações que estão nas escolas.Para isso o professor tem que se aprimorar .

    ResponderExcluir
  28. As maiores reclamações que ouço dos alunos é que não aguentam mais a forma das aulas. Dizem que é tedioso ficar ouvindo um professor falando por horas sobre um assunto que não utilizarão nas suas vidas.
    O uso da tecnologia começou a ser implantado para que houvesse mudanças, mas um obstáculo foi encontrado: os professores estão equipados, mas não há intimidade e nem conhecimentos necessários para usarem com adequação este importante recurso em suas aulas.
    Entende-se que há um diferencial incrível em aula amparada por recursos tecnológicos. Porem, a maioria dos professores não sabe planejar, inserir aproveitar os vastos recursos tecnológicos na educação de seus alunos. Pelas quais se podem garantir uma solida formação de cidadãos, de profissionais, de usuários das mídias, de consumidores, de interlocutores sociais, para uma sociedade competitiva e seletiva que requer cada vez mais sujeitos capazes de lidar com o conhecimento e que precisa ser mais incluso do que tem sido. Logo, os nossos alunos ficam totalmente desmotivados por conta do atraso tecnológico que visam o seu ensino e aprendizado; quem aprender sim, mas de métodos mais modernos e atraentes. Com isso, o realce da escola como objetivo de estudo não se explica apenas pela sua importância cultural, mas, também, pelas estratégias de modernização e de busca de eficiência dos professores e do sistema educativo de modo em geral.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. NÃO ADIANTA CRITICAR OS PROFESSORES QUE ESTÃO DESQUALIFICADOS PARA MINISTRAR AULAS QUE NECESSITAM DE CONHECIMENTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS, É NECESSÁRIO LIBERAÇÃO DE VERBAS DO GOVERNO E PREFEITURAS PARA DAR SUPORTE TÉCNICO PARA QUE AS MÃOS DE OBRA SE APERFEIÇOE. NOS DIAS ATUAIS VEMOS PROFESSORES QUE PARA SUSTENTAR SUAS FAMÍLIAS TEM DUAS OU ATÉ TRÊS MATRÍCULAS DIFERENTES, PARA COMPLEMENTAR A RENDA, DEVIDO AOS BAIXOS SALÁRIOS.O QUE NÃO OS DEIXAM COM TEMPO DISPONÍVEL PARA UMA ATUALIZAÇÃO OU COMPLEMENTAÇÃO DO APRENDIZADO. APESAR DESSE FATO,É IMPORTANTE QUE OS PROFESSORES DOMINEM NÃO SÓ O USO DAS FERRAMENTAS , MAS SAIBAM COMO UTILIZÁ-LAS NA TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS DE FORMA A MOTIVAR O APRENDIZADO DE SEUS ALUNOS.
    OS JOVENS ESTÃO MUITO AVANÇADOS NO USO DA INTERNET, ELES SE COMUNICAM EM REDES SOCIAIS, USAM BLOG, E A ESCOLA PRECISA ACOMPANHAR ISSO, FAZENDO O SEU VERDADEIRO PAPEL, OU SEJA, A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. INFELIZMENTE AS ATIVIDADES MAIS REALIZADAS (AINDA MUITO SUPERFICIAL),PELOS PROFESSORES COM SEUS ALUNOS É EDITAR, DIGITAR E COPIAR CONTEÚDOS, PORÉM OS PROFESSORES DEVERIAM UTILIZAR OS RECURSOS COMO INSTRUMENTOS DIDÁTICOS.

    ResponderExcluir
  31. Ultimamente, há muitos discursos sobre a importância de se utilizar recursos audiovisuais em sala de aula, pois os alunos estão em busca da internet, do vídeo-game, do DVD, dos jogos em rede quando estão de fora da mesma. Logo, as crianças e jovens estão habituados em um contexto em que a tecnologia computadorizada está em voga e o professor que não se adaptar, ficará para trás. A conseqüência disso pode ser uma sala desmotivada e indisciplinada.
    Contudo, devemos nos ater à tecnologia digital como uma estratégia pedagógica adicional e, portanto, não é necessário que esteja em todas as aulas. Mas o que fazer quando a escola não tem recursos tecnológicos para serem utilizados?
    Neste caso, o professor não pode desanimar ou acomodar com aulas apenas de giz e quadro, a não ser que a escola exija. Há outras maneiras de introduzir as linguagens da mídia em sala, basta o educador improvisar e ser criativo.
    O professor pode mandar pesquisas para casa sobre a linguagem verbal e não-verbal (gestos dos apresentadores ao passar uma notícia) no telejornal e depois trabalhar a persuasão; trabalhar com as propagandas da mídia e linguagem persuasiva e o uso do imperativo através de jornais impressos e revistas; desenvolver um trabalho com o uso de fotografias do passado e futuro nas aulas de História ou para ensinar os tempos verbais; usufruir dos canais de notícias da rádio para trabalhar a linguagem e montar com os alunos sua própria rádio; propor aos alunos desenvolver o jornal da escola ou da sala; orientar uma pesquisa pela internet com sites educativos e direcionados pelo próprio professor, dentre outros.

    ResponderExcluir
  32. É preciso que haja sempre a reflexão do papel do professor.
    Devemos considerar a capacitação adequada para os docentes, mas também devemos aceitar com ânimo a possibilidade da troca de experiências entre alunos e professores. A experiência da troca é importantíssima no ensino-aprendizagem, isso permite a criação de laços, de envolvimento, de entrega.
    As novas tecnologias permitem a aproximação na medida que há uma abertura ao novo sem preconceitos.

    ResponderExcluir
  33. Com essas novas tecnologias, os professores tem que estar sempre se atualizando e colocando em prática os seu aprendizados, pois é muito importante a inclusão da tecnologias na sala de aula, pois leva mais denâmica e melhor entendimento para os alunos, assim os alunos vão se interessando e se incluindo nesse mundo virtual. Um bom começo é fazer atividades interdeciplinares usando o computador como forma de pesuisas, sempre com o professor auxiliando.

    ResponderExcluir
  34. As novas tecnologias são um bicho de sete cabeças para professores que não são dessa era tecnológica...Mesmo com capacitações nessa área para professores...parece não estar dando conta do recado...pois a lógica mental não acompanha...mas por ser algo irreversível,temos que remar contra a maré e estarmos cada vez mais abertos á essas tecnologias.Algo que facilitaria a vida dos professores é incluir no currículo universitário,disciplinas ligadas as novas tecnologias.Enquanto isso não acontece ,cada professor tem que ter essa iniciativa individual pra não ficar pra trás...bem como aproveitar ao máximo o que a tecnologia pode oferecer.

    ResponderExcluir
  35. O fato é que além de o professor ser equipado com recursos tecnológicos deve receber o treinamento adequado para que consiga efetivamente atingir seus objetivos. Existem muitas barreiras, não somente na educação, no que tange o uso de novas tecnologias. O novo em geral traz medo e insegurança e somente com a exposição a esse novo desafio que será possível superá-los. Ainda existe aquela velha insegurança no que diz respeito a figura do professor sendo substituída por recursos tecnológicos. Porém é preciso saber que o corpo-a-corpo na educação é vital e que somente através da troca de experiências entre seres humanos que a aprendizagem se dá de maneira verdadeira. No que diz respeito aos treinamentos, é preciso que sejam apresentadas opções para que o professor dê os primeiros passos nesse novo caminho. Uma vez que descobrir que a tecnologia pode sim ser uma grande aliada, o professor estará diante de um novo mundo de opções e se empolgará viajando em sua própria criatividade. É um processo que vale a pena.

    ResponderExcluir
  36. A tecnologia faz parte do cenário da educação,uma ferramenta que auxilia no processo cognitivo.
    Ela apresenta novas formas de ensinar e de aprender.
    È preciso adaptar a nova forma de transmissão de conhecimento.
    A tecnologia pode trazer rapidez,praticidade e facilidade tanto para distribuir conteúdos,quanto para melhor assimilação por parte dos alunos.
    A tecnologia como recurso,melhora no processo ensino-aprendizagem.
    Todavia,é necessário ampliar o número de professores a utilizarem a tecnologia em sala de aula,de modo a gerar uma parcela maior na aprendizagem.
    Devemos procurar meios e estratégias para utilizá-la na educação de modo a aproveitar ao máximo este benefício.

    ResponderExcluir
  37. a inclusão de novas tcnologias em sala de aula e muito importante, pois torna as aulas mais dinâmicas,os professores tem que estar sempre se atualizando e colocando em prática os seu aprendizados.Pois assim os alunos vão se interessando e se incluindo nesse mundo virtual.Bom seria estar sempre fazendo atividades interdeciplinares usando o computador como forma de pesuisas, sempre com o professor auxiliando.

    ResponderExcluir
  38. As novas tecnologias com toda a certeza é de extrema importancia nos dias atuais.Com elas tudo fica mais fácil e mais prático.Os alunos gostam muito de coisas novas e com o uso das tecnologias aplicadas em sala de aula ,o conteúdo fica mais dinâmico ,acredito eu que o entendimento é maior pelo motivo de os alunos ficarem mais atentos aas aulas.
    O que as instituições encontram mais dificuldades é de incluir todo esse material eletrônico e dinâmico pois isto depende de um bom envestimento porque esses materiais são carissímos e também a mão de obra necessária especializada e preparada para dar uma boa aula e utilizar todos esses recursos ainda são pouquissimas no mercado.

    ResponderExcluir
  39. A formação continuada é de fundamental imoprtancai aos professores, é necessario que os mesmos voltem às salas de aula, e que estejam dispostos a aprender a utilizar as mais diversas ferramentas tecnologicas para promover aulas mais dinamicas, conseguindo que os alunos aprendam participando.
    O uso da tecnologia pode até mesmo dispertar nesses alunos outros interesses, como a maioria dos programas são em ingles, o aluno pode perceber a necessidade de aprender uma segunda lingua, aprimorar seus conhecimentos em informatica por exemplo.

    ResponderExcluir
  40. O uso da tecnologia é muito importante em sala de aula. A tecnologia incentiva os alunos a buscar novas formas textuais . A tecnologia abre as janelas para o mundo da realidade para esses jovens , fazendo com que eles treinem a leitura e a escrita .
    O professor deve buscar cada vez mais inovar suas aulas, usando a tecnologia ao seu favor ,mas para isso é extremamente importante que ele invista em uma reciclagem ,fazendo cursos ,buscando informações que favoreçam o uso da tecnologia em suas aulas.
    O professor tem que está sempre estudando não pode ser ultrapassado, a renovação é fundamental para o profissional da educação. Devemos estar atentos as transformações ,pois o professor é um mediador na educação ,ele não pode ser substituído pela tecnologia ,mas usá-la como objeto para uma aprendizagem agradável

    ResponderExcluir
  41. O educando precisa se preparar para gerenciar os novos espaços e a integrá-los ao conteúdo didático.
    A internet é um caminho para várias atividades e o professor não precisa vincular a sua aula somente para dentro da sala. Ele pode usar os sites de relacionamentos e programas de bate papo.
    É preciso inovar, as tecnologias de uma forma geral chegam muitas vezes ao conhecimento dos alunos antes do conhecimento de alguns professores que por sua vez temem conhecê-las menos que os alunos.
    A escola deve também se preocupar em habilitar este professor, com cursos, palestras, seminários e como incentivo humano
    O computador é uma ferramenta complementar, claro, de grande utilidade, mas não substituirá o professor.

    ResponderExcluir
  42. A tecnologia vem para auxiliar os professores no desenvolvimento de suas aulas.A tecnologia é uma ferramenta espetacular,que bem utilizada auxilia os alunos e professores a desenvolverem melhor suas aprendizagem.

    ResponderExcluir
  43. Acho muito importante a tecnologia hoje em dia,principalmente nas escolas, pois tornas as atividades cada vez mais interessante e prazerosa, fazendo com que as crianças tenham mais interesses atividades passadas pelo seu prfessor, a tecnologia abre portas para vários conhecimentos.
    O professor tem que esta sempre se aprimorando, estudando para lhe dar com situações novas e orientar seus alunos.

    ResponderExcluir
  44. E necessário que o professor se concientize que estamos vivendo em um mundo em constante transformação,e que a profissão de educador exige uma constante busca,um aperfeicoamento diario para um melhor desenvolvimento de sua atividade educacional.Pois o verdadeiro processo educativo é fruto de um aprendizado dinâmico,resultante da relação professor e aluno. As novas tecnologias vem proporcionar meios que favorecam não apenas o conhecimento ao professor,mas também a dinamização do aprendizado do seu alunado,o profissional que assim não compreende e não busca se adequar ou tornar esta ferramenta sua aliada,corre o risco de se tornar ultrapassado,bem como de oferecer uma educação mais diversificada,através dos inumeros recursos oferecidos.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.